30 abril, 2007

Taize....


"Em Zagreb, durante a oração da noite do dia 31 de Dezembro, o irmão Alois falou sobre o ícone da amizade que tinha sido entregue a jovens de diferentes países:

Amanhã regressaremos todos a casa. Gostaríamos então de nos lembrarmos que nos é concedido, a todos, viver uma amizade com Cristo. Não é por acaso que Jesus nos diz no Evangelho: «Já não vos chamo servos, chamo-vos amigos.»

Há um ícone que exprime isso mesmo, o ícone da amizade. Este ícone vem do Egipto, é do século VI. Nele vemos Cristo colocar a sua mão sobre o ombro do seu amigo, para caminhar com ele, para o acompanhar.

Todos nós nos podemos reconhecer neste amigo de Cristo. Este ícone lembra o coração do Evangelho: apesar de, ressuscitado, Cristo ser invisível aos nossos olhos, podemos confiar-nos à sua presença. Ele acompanha cada ser humano. Olhar para este ícone já é exprimir uma oração que nos une a Deus.

Quando tomamos consciência da amizade que Deus tem por cada um de nós, descobrimos uma nova coragem para criar uma amizade com aqueles que nos são confiados e em particular com as pessoas mais vulneráveis. Uma atenção às pessoas mais abandonadas tem um valor imenso nas nossas sociedades, onde a necessidade de ser eficaz conduz por vezes a um isolamento.

Preparámos várias cópias do ícone da amizade, uma para cada país europeu aqui representado.


Ao longo do próximo ano, este ícone ajudar-vos-á a realizar pequenas peregrinações de confiança em lugares onde os jovens se encontram, de uma cidade a outra, de uma paróquia a outra, num hospital ou numa casa para crianças abandonadas, em lugares onde há pessoas que sofrem. Por este simples meio, podeis transmitir a Boa Nova do Evangelho.

O ícone foi levado para Portugal pelo grupo de Loures que participou no Encontro em Zagreb. Já esteve em orações em Benfica, Loures, Ramada, Seixal, Coimbra, Algarve, etc."


E agora, em Mirandela, na Paróquia de S. João Bosco...


"Ao levar o ícone de uma paróquia a outra, é possível criar ou aprofundar contactos, partilhar experiências, rezar juntos… e viver assim de forma muito simples a atitude interior de um peregrino, que se põe a caminho para ir ao encontro dos outros e ao encontro de Deus."


Hoje, Segunda-feira, dia 30 de Abril, vamos ter o segundo dia de Oração de Taizé... uma experiência única, que agradecemos muito ao Luís Ribeiro, nos proporcionar... Obrigada!!


Não faltem!!!

Sem comentários: