No domingo a seguir à Festa de Cristo Rei começamos o tempo litúrgico do Advento. Um tempo particularmente marcado pela oração.
Advento significa, à letra, vinda. Nesse Sentido, o tempo de Advento é um tempo de espera, com a futura Mãe de Jesus, d`Aquele que está para nascer, do Filho que nos é dado, Jesus Menino. Ao mesmo tempo é celebração da vinda que já aconteceu há dois mil anos. O nascimento de Cristo enquadra-se nesta dimensão celebrativa de uma vinda que já se realizou para nós e se prolonga no nosso presente.
A dinâmica do Advento assenta na atitude de um coração - o de Maria - que vive na expectativa e na gratidão de um mistério que a envolve toda, transbordando de si, para tornar-se mistério de toda a Igreja do Seu Filho. Experiência de cada um de nós. Juntamente com a atitude de Maria, o Advento apresenta-nos a atitude de João Baptista, aquele que não cessa de exortar os corações a que se preparem para a vinda do Messias, através do arrependimento e da conversão da vida. Tanto a atitude de Maria como a conversão pedida por João Baptista só se tornam possíveis na medida da nossa fidelidade ao encontro de corações que é a oração.
Colocado por Silvio Faria @ 13/12/2006 (Subsídios para a Oração Jovem, de todos os dias)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá Amigos!
Já agora, deixo-vos um link que podereis explorar melhor. Trata-se de uma actividade de oração para o Advento 2006 por universitários do Porto.
Um grande abraço
http://forumpups.med.up.pt/viewforum.php?f=3&sid=d331d7d7c9f723aa15a3905e226a53d2
Enviar um comentário