27 novembro, 2007

Zeferino Namuncurá beatificado


Zeferino Namuncurá beatificado


Cerca de 200 mil pessoas participaram em Chimpay da beatificação de Zeferino Namuncurá, jovem indígena mapuche, aluno salesiano e aspirante ao sacerdócio, falecido aos 19 anos em Roma, Itália, em 1905. A Argentina tem mais um beato. O cardeal Tarcisio Bertone deslocou-se àquele país latino americano para aí, com o povo argentino e indígena, celebrar a beatificação de Zeferino Namuncurá. Perante mais de 200 mil pessoas que encheram a localidade de Chimpay, Rio Negro, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, proclamou beato Zeferino Namuncurá, um índio mapuche e irmão salesiano que morreu aos 19 anos de idade, enquanto se formava para ser missionário. A festa do novo beato será a 26 de Agosto, data do seu nascimento. A cerimónia foi concelebrada pelo Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio, e por meia centena de bispos. Presente esteve também o Reitor Maior dos Salesianos, Pe. Pascoal Chávez Villanueva, e o vice-presidente argentino, Daniel Scioli. O Secretário de Estado do Vaticano lembrou que foi a primeira vez que se fez uma beatificação não numa grande cidade, mas “num povoado pequeno”. Na sua homilia, o Cardeal assinalou que esta beatificação “significa recordar e apreciar no mais profundo as antigas tradições do povo mapuche, audaz e invencível”. O Cardeal Bertone destacou que Zeferino nunca esqueceu que era mapuche, e tinha como ideal supremo “ser útil ao seu povo”. O povo mapuche fez-se representar por vários indígenas que vestiam trajes tradicionais. Também Bento XVI, no Angelus de Domingo, não esqueceu a beatificação do jovem índio e deu graças pelo testemunho “extraordinário deste jovem estudante de 19 anos que, animado pela sua devoção à Eucaristia e pelo amor a Cristo, desejava ser salesiano e sacerdote para mostrar o caminho aos seus irmãos mapuches», afirmou o Papa. Zeferino nasceu em 26 de Agosto de 1886, na Patagónia, Argentina. Era filho do chefe araucano Manuel Namuncurá. Zeferino foi enviado para uma escola Salesiana em
Buenos Aires onde cedo descobriu a sua vocação religiosa. Feito irmão salesiano, desejava converter-se num sacerdote missionário para evangelizar os da sua tribo, mas uma doença mortal, aos 19 anos de idade, impediu-o de realizar esse desejo. Veio a falecer na ilha de Tíber, em Roma. A vida virtuosa deste jovem indígena difundiu-se pela região, tendo as conversões dos araucanos aumentado grandemente. A sua causa foi introduzida na Congregação para a Causa dos Santos e, em 1972, Zeferino foi nomeado Servo de Deus.





14 novembro, 2007

Noticias....

Próximo dia 15 de Novembro o Jornal Notícias de Mirandela faz edição especial sobre o roteiro de Mirandela na Internet! Classificandos os melhores sites e blogs do concelho.

O Movimento Juvenil Salesiano está lá! Comprem o jornal nos seguintes postos de venda:

Quiosque Xaira (Rotunda Emigrante)
Quiosque Império (Praça de Táxis)
Papelaria Cristina
Papelaria Press Line (Feira Nova)
Quiosque Popular (junto ao Belchior)

Não esqueçam.... Comprem!!



Colocado por NM

16 outubro, 2007

Adiciona o novo mail

Olá!

Estive a organizar uma maneira de conseguirmos comunicar todos muito mais facilmente, de forma a conseguirmos agora avisar os animandos e os animadores de qualquer acontecimento importante no Centro Juvenil.

Para isso, é necessário que colabores, e adiciones no MSN ou nos contactos do teu mail:

mjs.mirandela@gmail.com

para ser mais simples comunicarmos contigo!

Obrigado!

03 outubro, 2007

Isaac Rodrigues:"Foi em tempos de carência que nos difundimos"


Entrevista com Ir. Isaac Rodrigues


Em Mirandela, na obra salesiana, é conhecido como “Irmão Isaac”. Do grupo dos fundadores é o único que permanece. Todos o estimam e respeitam, porque sabem que uma boa parte da sua vida foi dedicada aos mirandelenses.


Entrevistado: Irmão Isaac Rodrigues


Foste dos primeiros salesianos a chegar a Cabo Verde. Que tipo de obra tinham então os salesianos?
Em abono da verdade, não pertenci à primeira expedição, mas fui dos primeiros: de 1955 a 1965. O director era o saudoso padre Filipe Pereira. Com ele estava o seu irmão Domingos Oli-veira, os padres Gaspar e Garcia, o sr. Eugénio e outros de quem não lembro o nome. A obra consistia numa pequena escola primária com algumas dezenas de alunos com os quais iniciei a minha actividade como professor.


Como eram as instalações? Quem as construiu?

Bom, as instalações era um antigo hospital da tropa. O governo deu ao padre Filipe cerca de 300 contos para recuperar o edifício que se encontrava em estado lastimoso e completamente abandonado. Depois de recuperado, para além da escola, criou-se também um Lar. Foi dele que partiu para o aspirantado o Pe. Augusto de Deus.


Queres falar dos tempos em que percorreste Portugal a falar dos coope-radores e das vocações?

Percorri, com o padre Álvaro Gomes, milhares de quilómetros, num célebre Fiat 600. Falávamos, nas aldeias e vilas, da Família Salesiana e das vocações e projectávamos ao ar livre ou Casas do Povo o filme Dom Bosco, de 16 milímetros. Juntavam-se centenas de pessoas, pois todos queriam ver aquela coisa rara chamada cinema. Mas acontecia com alguma frequência um percalço: a lâmpada da máquina era muito sensível e fundia-se. Com o tempo o padre Álvaro tornou célebre a seguinte frase: “Meus amigos, o filme está dado!” Foi nestes tempos, de extrema carência, que o nome salesiano se difundiu por terras de Portugal.


És formado em música. Em que área?

Fiz o curso geral de canto gregoriano no Instituto Gregoriano de Lisboa, obtendo habilitação própria para leccionar.


És um dos fundadores da obra de Mirandela. Como foram os primeiros tempos?

Muito divertidos e sacrificados. Éramos três salesianos: eu e os padres Armindo e Nuno. Fomos viver para um apartamento que a Câmara nos cedeu num bairro social, no último andar. O telhado era de lusalite e no verão sufocávamos. A capela onde começou a futura paróquia de S. João Bosco era numa cave também concedida pela Câmara. E foi assim que tudo começou. Já lá vão quase 25 anos!


in Boletim Informativo, Maio de 2007 , 08-05-2007

31 julho, 2007

15 de Agosto





Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas - Vila Flor, na madrugada de 14 para 15 de Agosto



Vamos reslizar, como no ano anterior, a peregrinação que começa na véspera desta grande festa, que é a de N. Senhora da assunção.



A hora de saída, ainda não está marcada, mas assim que for possivel, já actualizamos os dados.



Ficas no entanto avisado, para ires preparando roupa e calçado adequado para a caminhada. Prepara também o colete, pois será muito útil, uma vez que o percurso é feito à noite.



30 julho, 2007

Os Animadores...

Este é um pequenino agradecimento, a todos os animadores jovens, que estiveram na Colónia de Férias deste ano. A todos eles o nosso muito obrigada.


Aqui ficam as fotos, da homenagem, que lhes foi feita, ontem, dia 29 de Julho, Domingo, na Eucaristia das 19h.


Uma surpresa para eles, e para todos nós uma grata alegria.




31 maio, 2007

Entrevista com o P. Manuel Mendes, vice-director e pastoralista do Centro Juvenil Salesiano de Mirandela


Entrevistado: P. Manuel Mendes


Jovens corrécios...

...varridos do dicionário salesiano depois de muitos anos, infelizmente.


Vila do Conde...

...cidade ideal para uma presença salesiana: não é muito grande - perdendo-se os salesianos na massa - e não é pequena - a ponto de não haver gente com quem trabalhar - e tudo facilitado porque têm os salesianos no coração.


Tribunal de menores...

...poderia ser Ministério da Educação, Instituto de Reinserção Social, Segurança Social. Temos que conviver com eles e com eles interagir. Não são estorvo mas parceiros de quem recebemos muito e a quem damos muito. Podemos ser para eles o espírito e eles para nós a corpo, nós o dinamismo e a carne e eles a estrutura e o esqueleto.


Famílias desestruturadas...

...“a mãe” de todos os males. Talvez a melhor expressão seja “famílias desvinculadas”.


O grupo dos 14 do Porto...

...bateu no fundo. As suas vidas nunca mais serão as mesmas. Cada vez mais a saída do túnel será mais difícil. A melhor terapia: o amor.


Não há rapazes maus...

...claro que não. Se aos rotulados de maus fossem dadas respostas eficazes às suas necessidades no momento oportuno, nomeadamente afectivas, provavelmente ninguém os conheceria como tais.


Lar da Paz...

...onde vivem os rapazes mais necessitados que encontrei até hoje e a quem a província terá que dar uma resposta de qualidade se quer ser fiel à sua identidade


....e de Mirandela...

...sortudo comparativamente com os anteriores mas também necessitados de manter o respiro educativo à Dom Bosco.


Pode ser que um dia consiga...

...ver a província a identificar-se com os pobres reais, acreditando mais na Providência Divina e menos no dinheiro.


Ser feliz é...

...olhar dentro e dar um suspiro de satisfação.


“Pobres e abandonados”...

...os queridos de S. João Bosco, por quem se gastou, os queridos dos salesianos por quem se devem gastar.


Oratório de Valdocco...

...lugar de santificação.


... e colégio de Valsalice...

...Dom Bosco não foi por aí.


“Órfãos de pais vivos”...

...os educandos de Mirandela, Lar da Paz, Vila do Conde, Órfãos.


Dom Bosco...

...um génio da visibilidade de Deus à humanidade.


Última entrevista desta série...

...pudera…Só os pequeninos (os do Evangelho!!!) é que poderiam ter ficado para o fim ao modo de “o último que feche a porta”. (À parte a brincadeira) ser entrevistado é uma honra que não mereço quanto mais ser o último!


J. Antunes, BI , 06-04-2006

Festa de S. João Bosco


Olá Malta

Nos dias 2 e 3 de Junho, vamos ter a Festa de D. Bosco na nossa paróquia.

Vão ser dias cheios de animação, jogos, arraiais, quermesse, bons jantares e uma procissão inesquecível...

Mas para que tudo corra bem, precisamos de que tu não faltes...

Vem, participa!!!


Cá ficamos à tua espera...

17 maio, 2007

Torneio de Futebol

Integrado nas actividades de Sábado à tarde, vai começar nos dias 26-27 de Maio um Torneio de Futebol.


Os escalões, para poderes participar são os seguintes:

* Infantis - (10-12 anos)

* Iniciados - (13-14 anos)

* Juvenil - (15-16 anos)


Deves fazer a tua inscrição por equipas, ou seja, forma uma equipa com os teus amigos, e vem inscrever-te!


As inscrições são até ao dia 18 de Maio. Por isso não te atrases...


A Final do Torneio, será na grande Festa de D. Bosco, nos dias 02-03 de Junho.


Não faltes. Vem participar connosco!

16 maio, 2007

Dia MJS - Informações

DESTINATÁRIOS:
Adolescentes (a partir do 8º ano) e jovens dos vários ambientes salesianos e respectivos grupos, identificados com o MJS. Pré-adolescentes (com animação própria)

PROGRAMA:
Dia 19
05:00 - Concentração no Centro Juvenil
05:30 – Saída de Mirandela
09:30 – Acolhimento
10:30 – Workshops
13:00 – Almoço*
14:30 – Regresso às actividades/Ensaios
17:45 – Sessão de “Arte e Fé”
19:30 – Jantar
21:30 – Terço na Capelinha
22:30 – Vigília de Oração MJS

Dia 20
10:15 – Terço na Capelinha
11:00 – Eucaristia no recinto do Santuário


WORKSHOPS
Propomos-te uma experiência de partilha e aprendizagem da temática do encontro em diversos ‘workshops’.

*IMPORTANTE
Não esquecer trazer as insígnias identificativas do grupo e/ou movimento.
Almoço para o dia 19

03 maio, 2007

Psssst....

Olá Malta...
Isto tem andado muito calmo...
Ninguém tem tempo para ir dando noticias?
Muito estudo, pois pois...
Bom, está lançado o desafio...
Fico à espera de notícias vossas!
Bom resto de semana!

01 maio, 2007

Jogos Nacionais Salesianos 2007 - Participantes

Representaram o Centro Juvenil Salesiano de Mirandela, nos XV Jogos Nacionais Salesianos, que se realizaram no Funchal - Madeira, de 28 de Abril a 01 de Maio, os seguintes participantes:
Carlos Fernando Albino Martins * 29-06-1991
Tiago José Velho de Sá * 26-02-1992
Guilherme José Alves * 17-06-1990
Virgílio de Sousa Alves * 25-05-1992
Luís Filipe Reis * 08-12-1991
Bruno Miguel Vieira Rodrigues * 26-11-1991
Rui Pedro Correia Gonçalves * 15-10-1993
Vitor Manuel Monteiro Rosinha * 29-08-1992


Foram acompanhados por:

P. Manuel Ferreira Mendes

Hugo Jorge de Oliveira Fidalgo

Jogos Nacionais Salesianos 2007 - Classificações

Jogos de Futsal
Escalão: Juvenil - 1990/1991 - Masculino

Grupo A - 29-04-2007
Centro Juvenil Salesiano de Mirandela - 1
Centro Juvenil Salesiano de Évora - 6
Grupo A - 29-04-2007
Colégio Salesiano São João Bosco - 3
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 6
Grupo B - 29-04-2007
Escola Salesiana de Manique - 0
Colégio Laura Vicunha - 2
Grupo B - 29-04-2007
Vendas Novas - 1
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 6
Grupo A - 29-04-2007
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 13
Centro Juvenil Salesiano de Mirandela - 2
Grupo A - 29-04-2007
Centro Juvenil Salesiano de Évora - 3
Colégio Salesiano São João Bosco - 2
Grupo B - 29-04-2007
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 4
Escola Salesiana de Manique - 1
Grupo B - 30-04-2007
Vendas Novas - 2
Escola Salesiana de Manique - 0
Grupo B - 30-04-2007
Colégio Laura Vicunha - 1
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 6

½ FINAL - 30-04-2007
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 4
Centro Juvenil Vendas Novas - 2

½ FINAL - 30-04-2007
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 2
Centro Juvenil Salesiano de Évora - 3

FINAL - 30-04-2007
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - 11
Centro Juvenil Salesiano de Évora - 5

30 abril, 2007

Taize....


"Em Zagreb, durante a oração da noite do dia 31 de Dezembro, o irmão Alois falou sobre o ícone da amizade que tinha sido entregue a jovens de diferentes países:

Amanhã regressaremos todos a casa. Gostaríamos então de nos lembrarmos que nos é concedido, a todos, viver uma amizade com Cristo. Não é por acaso que Jesus nos diz no Evangelho: «Já não vos chamo servos, chamo-vos amigos.»

Há um ícone que exprime isso mesmo, o ícone da amizade. Este ícone vem do Egipto, é do século VI. Nele vemos Cristo colocar a sua mão sobre o ombro do seu amigo, para caminhar com ele, para o acompanhar.

Todos nós nos podemos reconhecer neste amigo de Cristo. Este ícone lembra o coração do Evangelho: apesar de, ressuscitado, Cristo ser invisível aos nossos olhos, podemos confiar-nos à sua presença. Ele acompanha cada ser humano. Olhar para este ícone já é exprimir uma oração que nos une a Deus.

Quando tomamos consciência da amizade que Deus tem por cada um de nós, descobrimos uma nova coragem para criar uma amizade com aqueles que nos são confiados e em particular com as pessoas mais vulneráveis. Uma atenção às pessoas mais abandonadas tem um valor imenso nas nossas sociedades, onde a necessidade de ser eficaz conduz por vezes a um isolamento.

Preparámos várias cópias do ícone da amizade, uma para cada país europeu aqui representado.


Ao longo do próximo ano, este ícone ajudar-vos-á a realizar pequenas peregrinações de confiança em lugares onde os jovens se encontram, de uma cidade a outra, de uma paróquia a outra, num hospital ou numa casa para crianças abandonadas, em lugares onde há pessoas que sofrem. Por este simples meio, podeis transmitir a Boa Nova do Evangelho.

O ícone foi levado para Portugal pelo grupo de Loures que participou no Encontro em Zagreb. Já esteve em orações em Benfica, Loures, Ramada, Seixal, Coimbra, Algarve, etc."


E agora, em Mirandela, na Paróquia de S. João Bosco...


"Ao levar o ícone de uma paróquia a outra, é possível criar ou aprofundar contactos, partilhar experiências, rezar juntos… e viver assim de forma muito simples a atitude interior de um peregrino, que se põe a caminho para ir ao encontro dos outros e ao encontro de Deus."


Hoje, Segunda-feira, dia 30 de Abril, vamos ter o segundo dia de Oração de Taizé... uma experiência única, que agradecemos muito ao Luís Ribeiro, nos proporcionar... Obrigada!!


Não faltem!!!

26 abril, 2007

Ensaios de Coro!


Coro e simpatizantes...

Temos uma tarefa pela frente...

Sexta-feira, às 21h, no Centro Juvenil Salesiano

vamos ter ensaios

para prepararmos as canções da Oração Jovem

de Sábado e Segunda (28 e 30, às 21h na Igreja).

Por isso, não faltes...

vem dar a tua voz...

e não te esqueças de avisar os teus amigos!


Até Sexta, lá te espero!!

24 abril, 2007

Orações vocacionais

"Como esta semana é a que a igreja dedica à oração pelas vocações
façamos dos nossos grupos da família salesiana
e particularmente de cada núcleo de cooperadores um espaço de oração
para que o Senhor dê à Família Salesiana
as vocações que necessita e assim acompanhe os jovens
na busca de sentido para as suas vidas
e na resposta generosa ao projecto de amor que Deus tem para cada um deles".

P. Artur Pereira

19 abril, 2007

Oração Jovem


Oração Jovem.
Desta vez será segundo o estilo de Taizé.
É leve (não demora muito tempo, isto para aqueles que não estão habituados)
e muito participativa.
A organizar estará o Luís Ribeiro.
Vinde e convidai os vossos amigos.
Vale a pena.
Ninguém se arrependerá da experiência!


Nos dias 28 e 30 de Abril
Pelas 21 horas
Na Igreja Paroquial de S. João Bosco
Em Mirandela
Vamos ter dois dias de Oração Jovem!


P. Manuel Mendes

44.ª Semana de Oração pelas Vocações



Senhor Jesus Cristo,

rosto humano de Deus e Bom Pastor,
Tu enviaste os teus discípulos

até aos confins da terra e dos tempos
Pedindo-lhes que anunciassem

a todos os homens e mulheres
A Boa Nova da Salvação.


Jesus, Palavra do Pai,
Recomendaste-nos que

permanecêssemos unidos a Ti,
Pois sem Ti nada podemos fazer.


Ensina-nos, Senhor, a ouvir a voz do Pai,
Com docilidade de coração.


Ensina-nos a ler com sabedoria os sinais dos tempos
De modo que as alegrias e esperanças,
Tristezas e angústias dos homens e mulheres do nosso tempo
Sejam também as nossas.


Cristo, fonte de todo o amor,
Ilumina com a luz da Tua ressurreição
Todos aqueles que chamaste ao sacerdócio,
À vida consagrada e à missão,
De modo que sejam um sinal vivo
Do Evangelho da alegria.


Faz que vivam de tal forma unidos a Ti,
Que as suas vidas sejam para mundo e para a Igreja
Sinal de comunhão e reconciliação.


Jesus Cristo, Filho de Maria, a Mãe do Belo Amor,
Toca o coração de muitos jovens,
Para que, na escuta da Tua palavra,
Respondam com um Sim generoso e confiante
E sejam protagonistas
numa Igreja que vive, celebra e testemunha
O Evangelho do Serviço e da Comunhão.

10 abril, 2007

Olá Malta!!!

Aqui fica a solicitação de noticias...
Tivemos a Páscoa Jovem Urbana... que foi espectacular...
O nosso muito obrigado, ao Sr. P. Mendes...
Mas, agora, faltam os vossos relatos...
Por isso pessoal, toca a escrever e mandar...
Ficamos à espera!!!

05 abril, 2007

Horário da Páscoa Jovem Urbana

Aqui fica o Horário, para não teres desculpas e não faltares...
Este ano, a Páscoa Jovem Urbana, está intitulada:

D a P e s s a c h À P á s c o a

QUINTA

10.00 – 10.15 - Oração da manhã
10.15 – 12.30 - Do “seder” da Pessach à Última Ceia de Cristo
15.00 – 17.00 - O Sacrifício e a Aliança
17.00 – 17.30 - preparação da Adoração
19.15 – 20.00 - Missa da Ceia do Senhor
21.30 – 22.00 - Adoração ao Santíssimo

SEXTA

10.00 – 12.00 - A Eucaristia – seus símbolos e sua organização litúrgica
15.00 – 15.45 - Paixão do Senhor
16.00 – 17.00 - Preparação para a via-Sacra
21.00 – 22.00 - Via Sacra

SÁBADO

10.00 – 10.15 - Oração da manhã
10.30 – 16.00 - Dia de Deserto
16.30 – 17.30 - Partilha e conclusão
19.30 – Jantar pizza
22.00 – Vigília Pascal

Páscoa Jovem II



Decorreu no fim-de-semana de 24 e 25 de Março, em Fátima, a Páscoa Jovem, acontecimento já habitual por aquelas paragens. Um fim-de-semana de meditação e introspecção pessoal, como forma de preparação para vivermos a Páscoa em toda a sua plenitude.
O grupo dos mais velhos realizou este fim-de-semana de meditação na (instituição… das (…)…), onde fomos extremamente bem acolhidos e bem tratados, e por isso aqui fica, desde já, também um agradecimento.
O tema deste ano foi o AMOR.
Sim, AMOR com letras grandes, pois falámos do verdadeiro amor. É que hoje em dia esta palavra é tão banalmente usada e mal empregue, que ficamos com a impressão que deixa de ter a força que deveria ter. Mas quando ela é usada com todo o nosso coração, aí sim, faz sentido dizer “amo-te”.
Também hoje em dia muita gente se pergunta a si própria se será ainda possível amar. De certo, todos nós já sofremos, de uma maneira ou de outra, alguma vez uma traição de um amigo, ou ficámos “pendurados”. E aí perguntamo-nos “porque será que nos sacrificamos tanto por certas pessoas e no fim recebemos em troca algo de que não estávamos à espera?” Pois bem, será que o amor vale a pena? Será que valeu a pena Jesus morrer por todos nós na cruz e ser humilhado e tratado abaixo do indigno? Pois bem, “Amar é uma árdua tarefa (…) MAS em cada um de nós é forte o desejo do amor.” Precisamos de Amor. No fundo o que queremos dizer é que precisamos de Deus. Porque Deus é Amor.
(Chegámos a essa conclusão num aceso diálogo de grupo.) E é no amor que vivemos, porque temos necessidade de amar e sermos amados, e é pelo amor que vivemos. É por Deus que vivemos.
Foi na roda deste tema que nós partilhámos em grupo ideias, pensamentos e pontos de vista diferentes do nosso. Esta partilha de diálogo ajuda-nos a perceber o que vai no coração dos outros para melhor entendermos o nosso. E só no pleno entendimento do nosso coração, isto é: se somos capazes de nos perdoarmos a nós próprios e amarmo-nos de uma forma saudável, é que seremos capazes de amar o nosso próximo. “Ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”; esta é a síntese daquilo que nos dizem os mandamentos da Santa Igreja. “E quem é o nosso próximo?”, perguntamos às vezes. O nosso próximo é todo aquele que caminha ao nosso lado, é todo aquele que se cruza connosco, e todo aquele que nos pede auxílio. O nosso próximo é também o nosso inimigo; Jesus disse: «Aprendestes que foi dito: "Amareis o vosso próximo e odiareis os vossos inimigos. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam (…) Porque, se só amardes os que vos amam, qual será a vossa recompensa? Não procedem assim também os publicanos? (…) » (S. MATEUS, cap. V, vv. 43 a 47).
O último texto do caderninho que nos foi dado no inicio do fim-de-semana, foi o texto que mais me comoveu. “Meu amado bambu”. É uma alegoria. Conta a história de um bambu que teve de se deixar matar para assim se tornar numa grande bênção para toda a região. “Quando ele era grande e belo, crescia apenas para si e alegrava-se na sua própria beleza…quando se deixou despojar, tornou-se canal do qual o Senhor se serviu para tornar a Terra fecunda.” Este é o significado do verdadeiro amor, e aquele que Jesus nos veio mostrar: “Não há maior prova de amor do que a de dar a vida pelos amigos.”
E nós? Será que daríamos a nossa?




Texto: Raquel Almendra Henriques
Nossa correspondende de Aveiro,
a quem agradecemos toda a dedicação e empenho,
amizade e presença amiga.
Fotos: Adonis Danfa
Nosso jovem fotógrafo, do Colégio dos Órfãos do Porto (COP).
As fotos, foram tiradas na Páscoa Jovem I (Grupo Geral) e Grupo 6,
para ele, o nosso muito obrigada.
Força, continua com o bom trabalho...

22 fevereiro, 2007

Carnaval




Olá jovens Alegres, Dinâmicos e Serviçais!

Pois é, no nosso ultimo fim de semana houve o carnaval. Muita alegria, divertimento, palhaçada, uma verdadeira festa.
Eu que o diga pois no final do dia estava todo maçado das quedas propositadas do palhaço pirucas/piruças. É verdade, neste carnaval houve um grande dilema. Afinal, qual o nome do palhaço? Pirucas ou Piruças? Bem é uma coisa ainda por descobrir, quando o virem po ano (provavelmente no proximo carnaval) perguntem-lhe. lool. Mais personagens da nossa humilde festa, humm, como não podia deixar de ser, tinhamos de falar aqui da nossa verdinha. Uma palhacinha vestida de verde, a qual não perdoou uma ao palhaço Pirucas/Piruças. Pois é esta nossa amiga, muito porreirinha não hesitou em tirar o "garfo" do diabo para ameaçar o pobre Pirucas/Piruças que só queria dormir. lol. Mas tirando isso e todas as vezes que puxou a cadeira onde o Pirucas/Piruças se ia sentar até era uma verdadeira lady (lool, sou mesmo aldrabão). loool. Na brinca verdinha.
Bem de entre todas as personagens existentes havia uma que não se deixava rebaixar, afinal de contas enquanto uns iam para palhaços graças às suas grandes habilitações escolares, ela era uma finalista. Pois é, tou a falar daquela rapariguinha, baixinha muito bonitinha de mini-saia k até fazia calores (ups, não era para dizer isto. Pelo andar da conversa o melhor é porem uma bolinha no canto. looool. É na brinca, não levem a mal).
Mas como eu estava a dizer, essa menina deve ter-se enganado no caminho? O politécnico é para o outro lado, mas de qualquer maneira não faz mal porque sem ti a festa não tinha sido a mesma (uma opinião pessoal, acredita sempre naquilo que tu podes fazer, quer sejam muitos ou poucos, tenhas preparado coisas ou não, o importante está em ti e na maneira como o fazes. «O sublime está a um passo do ridículo», Molière). Bem, de todos os animadores presentes havia mais um que eu gostava de mencionar mais pormenorizadamente: a nossa amiga (que as crianças, mais o público feminino) adoram, a boneca! Pois é, a nossa festinha de carnaval tinha de tudo um pouco, até a nossa amiguinha boneca que não hesitou em participar de corpo e alma na nossa festinha. Ela fez de tudo um pouco, animou, brincou, tirou fotos, fez um fado.
Também participaram mais estas personagens: uma que era um Cigano, mais uma palhacinha, um electrecista, uma menina dos anos 60 a quem eu mando um beijinho, a rambo, outra ciganinha e uma irmã vestida de irmã, loool (um aparte com bolinha no canto: eu gostava de dizer que tenho pena que o nosso amigo Alfredo não tenha assistido por estar fora do país ao strip da irmã, looooooool, irmã não leve a mal porque ninguém precisa de saber que no final não houve strip nenhum! lool).
Bom, para finalizar eu gostava de agradecer à Ana Filipa, Filipa e à Xana por tudo o que fizeram para que os animandos se sentissem bem. Gostava também de agradecer a todos os animandos do Centro Juvenil e sobretudo aos que participaram connosco nesta festa vestidos a rigor. Para todos eles um OBRIGADO e um grande abraço.

26 janeiro, 2007

D. Bosco


São João Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti no norte de Itália, em 16 de Agosto de 1815.

A sua mãe educou-o na fé e na prática coerente da mensagem evangélica.

Tinha apenas nove anos quando um sonho lhe fez intuir que deveria dedicar-se à educação da juventude.

Morreu no dia 31 de Janeiro de 1888.